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17-07-2012

Operadores resistem a aumentos de preços na hotelaria

A quebra de preços sentida no setor hoteleiro tem levado a "uma resistência constante dos vários operadores a aceitar aumentos necessários nos preços". Segundo Carlos Amorim, diretor do grupo Eurotel, as dificuldades são maiores, dado o aumento dos custos de operação e os preços "normalmente baixos". Aquele responsável lamenta ainda a "falta de capacidade associativa no sector".

Vida Económica - Qual o desempenho que o Eurotel Altura tem vindo a conhecer nos primeiros meses do ano face ao período homólogo de 2011 em termos de taxa de ocupação, RevPar? Que perspetivas têm agora para a época alta?
Carlos Amorim - O Eurotel Altura tem vindo a demonstrar uma tendência para o aumento da ocupação nos primeiros 5 meses do ano em cerca de 20% face a 2011, com um aumento de Average Room Rate de 5%, e de REVPAR de 9.8%. Para o Verão, entre os meses de Junho e Setembro, as perspectivas de ocupação são bastante positivas, mantendo taxas que rondam os 90%. No entanto, a RMQ e REVPAR devem estagnar face a 2011, devido ao decréscimo de procura do mercado ibérico (Portugal e Espanha), compensado por outros marcados emissores.

VE - A sazonalidade é ainda questão que afeta as taxas de ocupação?
CA - Sim, sem dúvida, embora o impacto da sazonalidade se faça sentir mais ao nível dos preços médios dos quartos, outras receitas e REVPAR.

VE - Qual o peso dos turistas estrangeiros na ocupação do hotel? Quais são as principais nacionalidades destes turistas?
CA - Receber pessoas vindas de todo o mundo é um forte sinal de que o Eurotel é apreciado e reconhecido não só cá dentro como lá fora. Os turistas estrangeiros representam cerca de 75% da procura anual, com destaque para o mercado holandês, alemão e britânico. Os turistas espanhóis, sobretudo vindos da Andaluzia, tem vindo a crescer bastante nos últimos dois anos.
A localização privilegiada do Eurotel e a sua proximidade com Espanha é também uma valia para nós. Pessoas vindas de Espanha podem, em poucos quilómetros, viver umas férias de qualidade num hotel quatro estrelas na primeira linha de praia e uma vista ímpar para o mar.

Percurso solitário

VE - Espera uma quebra substancial do turismo interno? Pode quantificar?
CA - Sim, já temos registada uma quebra de cerca de 30% nos primeiros cinco meses. No Verão, prevemos que o mercado nacional recue na ordem dos 10 a 15%.

VE - No que toca à região, pode-se apontar uma quebra média de preços significativa?
CA - Infelizmente, não há dados concretos para tirar qualquer conclusão sobre esse assunto. O que se nota é uma resistência constante dos vários operadores a aceitar aumentos necessários nos preços, ou porque já são naturalmente baixos, ou porque houve um aumento brutal do IVA no início de 2012, ou porque estamos perante um aumento constante nas energias, água, luz e gás. Temos feito um percurso solitário, pois existe falta de capacidade associativa no sector, mas, independentemente das condições atuais, temos vindo a aumentar os nossos preços, embora não tanto como pretenderíamos.

VE - Qual a política comercial e de preços que o hotel tem vindo a seguir no sentido de contornar as dificuldades conjunturais? Na prática, como se traduz?
CA - Não acreditamos que a redução de preços altere uma tendência, que tem outras motivações. Temos optado por manter a nossa política comercial, com algumas campanhas e enriquecer a nossa oferta de serviços incluídos nas tarifas aplicadas.


VE - Existe uma estratégia comercial de rede com Tavira?
CA - Não, são produtos completamente diferenciados. Enquanto não fizermos em Tavira o 'upgrade' que fizemos em Altura, queremos separar os meios de comercialização e imagem.


Unidade diversifica segmentos

O Eurotel Altura "foi pensado para responder a diversos níveis de necessidades e exigências e, assim, presta uma oferta variada capaz de satisfazer diferentes targets e diferentes conceitos de férias e bem-estar", resume Carlos Amorim. E, "como qualquer unidade hoteleira, os tipos de cliente são muito variados, dependendo da época do ano".
Os segmentos principais de operação ficam-se no turismo sénior, férias no Inverno, turismo de golfe e desportivo, turismo Wellness, turismo de família, turismo de sol e praia, elenca. "Devido à diversificação da nossa oferta, temos conseguido distinguirmo-nos, todos os anos, nos ratings dos melhores hotéis do Algarve por entidades conceituadas como o TripAdvisor, Booking, Travel Republic", destaca.

 
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