HOME FAVORITOS LIVRARIA ASSINATURA NOTÍCIAS VE ONLINE
Últimas
  Notícias
Notícias
ÚLTIMAS
NOTÍCIAS
21-12-2012 - Governo rejeita rutura financeira da Segurança Social
21-12-2012 - Petrolíferas contra a intenção de Bruxelas aumentar preços do CO2
21-12-2012 - Santander Totta investe cinco milhões de euros no ensino superior
19-12-2012 - 89% dos turistas muito satisfeitos com férias em Portugal
19-12-2012 - Utilização da rede Multibanco em queda
19-12-2012 - Concessão de crédito cai 25% este ano
14-12-2012 - Companhias aéreas tradicionais conquistam 74,2% dos passageiros de Lisboa
14-12-2012 - QREN tem 400 milhões disponíveis para as empresas
14-12-2012 - Banco Europeu de Investimento garante até 2,8 mil milhões de euros em Portugal
14-12-2012 - Líderes empresariais recomendam maior liberalização do comércio
11-12-2012 - Portugal com a terceira maior taxa de bancos por habitante da União Europeia
08-12-2012 - "É preciso gerir em permanência as nossas experiências, capacidades e expetativas"
07-12-2012 - "Portugal precisa de boa gestão e não de teoria macroeconómica"
07-12-2012 - IAPMEI anuncia 350 milhões para pequenas e médias empresas
07-12-2012 - RSI quer elevar produtividade dos Estaleiros de Viana
07-12-2012 - Emprego no setor das pescas pode crescer 35% numa década
07-12-2012 - "Banca vai voltar ao tradicional"
07-12-2012 - Toyota Yaris diesel com custos de propriedade mais baixos do segmento
04-12-2012 - "Vida Económica" lança curso de Preparação para o Concurso de Inspetor Tributário
30-11-2012 - Remunerações têm mesmo de variar em função dos objetivos
30-11-2012 - "Harvard Trends" - livro do ano 2013?
30-11-2012 - Reforma do arrendamento pode dinamizar o mercado imobiliário
26-11-2012 - Turistas em visita ao Porto e Norte gastam mais
26-11-2012 - Parlamento Europeu publica diretiva sobre sociedade anónima
23-11-2012 - Rio Nave quer investir 30 milhões nos Estaleiros de Viana
23-11-2012 - Governo prepara 12,5 milhões de euros para apoiar IPSS
23-11-2012 - "Portugal está carente de mecanismos que permitam ultrapassar a crise"
21-11-2012 - Ausência de ruído dos veículos elétricos levanta problemas de segurança
21-11-2012 - Comissão Europeia defende reforço orçamental de 5%
21-11-2012 - Estados Unidos tornam-se primeiros produtores de petróleo
16-11-2012 - Portugal pode ser o próximo país a recuperar a confiança dos investidores
16-11-2012 - Rendas antigas já podem ser atualizadas
16-11-2012 - Aumento de impostos agrava economia
16-11-2012 - POPH concretiza investimento de cinco mil milhões de euros
16-11-2012 - O novo procedimento especial de despejo
16-11-2012 - Delta Cafés consolida internacionalização
16-11-2012 - Redes sociais estão ao alcance de todas as empresas
14-11-2012 - Tráfego cloud deverá crescer seis vezes até 2016
14-11-2012 - Colômbia tem plano de infraestruturas de 50 mil milhões a oito anos
14-11-2012 - Segurança Social não está em condições de se sustentar
13-11-2012 - "Credores criam os maiores entraves à recuperação das empresas insolventes"
12-11-2012 - Introdução de novas tecnologias de rastreio será desafio maior do passageiro
11-11-2012 - Isenção e redução de quotas para jovens advogados durante cinco anos
10-11-2012 - Angela Merkel continuará a interceder a favor de Portugal na União Europeia
10-11-2012 - Portugal apresentado como caso de sucesso nas renováveis
10-11-2012 - Transportadoras aéreas europeias com "destinos" opostos
09-11-2012 - Crise chegou ao renting automóvel
09-11-2012 - Sexta avaliação regular da "troika" começa segunda-feira
09-11-2012 - "A Europa deve reencontrar uma ambição industrial"
07-11-2012 - Aumento da fraude é das principais preocupações das seguradoras
06-11-2012 - Consumidores passaram de "vaidosos egoístas" a "altruístas modestos"
05-11-2012 - Inflexibilidade fiscal penaliza setor do turismo
02-11-2012 - Custos de despedimento baixam 33% nos novos contratos
02-11-2012 - Novo QREN deve continuar a financiar os pólos e clusters
02-11-2012 - Como rentabilizar a poupança
02-11-2012 - Insolvências aumentam mais de 40%
02-11-2012 - "Impulso Jovem" reforçado em 143 milhões
02-11-2012 - "Orçamento de Estado não é conforme ao que está escrito no memorando da troika"
30-10-2012 - Empresas do turismo contam com linhas de financiamento superiores a 200 milhões
30-10-2012 - Sonae investe 150 milhões em tecnologias de informação
30-10-2012 - Ordem altera seguro de responsabilidade civil e profissional
30-10-2012 - Empresas deveriam usufruir de um "sistema forfetário"
29-10-2012 - Inovação e potencial de crescimento facilitam obtenção de financiamento
29-10-2012 - "Dívida pública deverá ser renegociada"
26-10-2012 - Lagos é uma opção viável e segura para os investidores
26-10-2012 - Exportações de produtos alimentares estão a crescer
26-10-2012 - Porto de Aveiro é essencial ao desenvolvimento económico da região
26-10-2012 - HP arruma a casa, "salva" empregos e aposta nos mercados internacionais
26-10-2012 - Governo injeta apoios de 935 milhões nas empresas
26-10-2012 - Especialistas condenam alterações aos rendimentos de capital do Orçamento de Estado
25-10-2012 - "Portugal tem pouca educação financeira"
25-10-2012 - Vendas de automóveis continuam "moribundas"
24-10-2012 - "Instituições financeiras estão preparadas para os próximos anos"
24-10-2012 - APOTEC contesta responsabilidade solidária e subsidiária
24-10-2012 - É urgente mudar o paradigma do modelo tributário em vigor
23-10-2012 - InterFranchising leva novos negócios à região Centro
23-10-2012 - Nersant propõe criação de "cluster" para a requalificação urbana
23-10-2012 - Aumento de impostos vai gerar menos rendimento e mais desemprego
23-10-2012 - Vicaima mostra ao mundo nova coleção de portas através da Casa da Música
22-10-2012 - "É necessário avaliar exportações portuguesas em dumping"
22-10-2012 - AIP apoia empresas na investigação
22-10-2012 - Autocaravanas vão perder redução do ISV
19-10-2012 - Orçamento aumenta carga fiscal sobre as empresas
19-10-2012 - Monitorização mostra serviços eficientes e objetivos por alcançar
19-10-2012 - Ana para sempre ligada à expansão económica do tráfego aéreo mundial
19-10-2012 - Empresas precisam de utilizar ferramentas de motivação
19-10-2012 - "Instituições financeiras estão preparadas para os próximos anos"
19-10-2012 - Governo dispensa garantias bancárias para projetos do QREN
18-10-2012 - Diretores financeiros portugueses são mais novos do que os europeus
18-10-2012 - Bancos nacionais aumentam financiamento junto do BCE
17-10-2012 - Ouro ensaia nova tendência de subida
17-10-2012 - PME são o segmento que mais cresce na SAP Portugal
17-10-2012 - FMI "atira" previsões de recuperação global para 2018
16-10-2012 - Banca avança para os dispositivos móveis
16-10-2012 - "Esforço tributário varia de sociedade para sociedade"
16-10-2012 - Mercado nacional de informática de consumo mantém crescimento
16-10-2012 - Simplificada a entrada de estrangeiros em território nacional
15-10-2012 - TC dá razão à OTOC em matéria do livre exercício da profissão
15-10-2012 - Mercado de cruzeiros sofre pressão comercial sobre o preço
 
 
17-07-2012

Comércio automóvel reclama dotação específica na linha de crédito PME Crescimento

As empresas de comércio automóvel querem uma dotação específica na linha PME Crescimento, que o Governo se prepara para reforçar. Essa é uma de quatro medidas (as outras são fiscais), "cruciais para a sobrevivência de milhares de empresas e postos de trabalho neste setor", de acordo com José Ramos, presidente da Associação Automóvel de Portugal.

O comércio automóvel reclama uma dotação específica na linha de crédito PME Crescimento, disse à "Vida Económica" o presidente da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), José Ramos. Disponível desde janeiro, esta linha de 1500 milhões de euros para as PME está prestes a ser reforçada em mais mil milhões de euros, dada a procura de que tem sido alvo. O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já referiu que a linha PME Crescimento está com "um ritmo de adesão quatro vezes superior a nível de todas as outras linhas" e que "já ultrapassou 85% da execução".
Será, então, aproveitando este reforço que os operadores do comércio automóvel reclamam uma linha específica. Esta junta-se a outras três exigências que a ACAP considera "cruciais para a sobrevivência de milhares de empresas e postos de trabalho neste setor", de acordo com José Ramos: a reintrodução do plano de incentivos ao abate de veículos em fim de vida, a incidência do ISV apenas na componente ambiental (no presente incide também na cilindrada do motor) e alteração do ISV no que respeita a veículos importados usados (repondo-se a legislação que vigorou em 2009 e 2010).
As vendas de automóveis caíram 44% no primeiro semestre de 2012, com a correspondente quebra nas receitas fiscais do Estado. Com efeito, a previsão de receita de imposto oriundo das novas matrículas de automóveis do Orçamento retificativo aponta para que no final do ano haja uma descida de -6,5% (dos 626,5 milhões de euros registados em 2011 para 586 milhões de euros previstos para 2012), mas a execução até maio de 2012 revela uma receita de 164,5 milhões de euros, uma queda de -47,7% face a igual período de 2011. O presidente da ACAP lamenta a "política cega do Estado contra o setor automóvel", que, para além de "colocar em risco milhares de postos de trabalho em Portugal", está a levar à perda de receitas fiscais. "Conforme previsões da ACAP, o impacto desta crise no comércio automóvel levará ao encerramento de cerca de 2600 empresas, extinção de cerca de 21 mil postos de trabalho e perda de receita para o Estado (entre IRC, IRS e Segurança Social) de cerca de 19 milhões de euros por mês. De janeiro a maio de 2011, o Estado arrecadou 314,3 milhões de euros de receitas de ISV. Este ano, em igual período, já soma uma quebra de 47,7% (menos 150 milhões de euros arrecadados)", avisa José Ramos.

"Setor automóvel alvo de ataque suplementar do Estado"

O entrevistado não duvida que, "face às circunstâncias conjunturais que afetam todos os setores económicos por igual, resultantes das medidas de austeridade, das restrições de acesso ao crédito e aumento do desemprego, o setor automóvel foi alvo de um ataque suplementar por parte do Estado sob a forma de um aumento adicional da tributação automóvel, que veio empolar ainda mais as dificuldades sentidas neste setor face aos restantes". O presidente da ACAP informa que no ano passado o mercado automóvel global caiu cerca de 30% face a 2010 e que no presente exercício já soma uma quebra de 44% face a igual período do ano transato, sendo que a quebra nos veículos comerciais ainda é superior (-55%).
Perante este cenário, avisa José Ramos, "era evidente" que as previsões de receita de ISV feitas pelo Governo sairiam "furadas". Mesmo o montante de 586 milhões de euros previstos no Orçamento retificativo "não irá de todo ser alcançado", de acordo com a nossa fonte, "pois prevê uma quebra de somente 6,5% face a 2011, enquanto as melhores estimativas da ACAP apontam para uma redução de 36,2%, correspondente a uma receita fiscal total de 400 milhões de euros". O dirigente associativo recorda que "o setor automóvel português representa um volume de negócios de 17,7 mil milhões de euros (13,2% do PIB), 28 mil empresas, 132 mil postos de trabalho direto e 3,6% do total de emprego em Portugal. Em 2011, a produção automóvel representou 12,6% do total das exportações e as receitas fiscais geradas pelo automóvel terão ascendido a 5,7 mil milhões de euros (17% do total de receitas fiscais e 3,4% do PIB)".

"Carro é bem de primeira necessidade"

O presidente da ACAP não duvida, assim, que o setor está num declive da curva de Laffer, em que a elasticidade fiscal foi atingida. "Os governos sucessivos sempre viram - erradamente - o setor automóvel como uma 'vaca leiteira' e o carro como um símbolo de despesismo e vaidade, pelo que parecia politicamente correto sobrecarregar o mesmo com impostos. Todavia, já há muito que o automóvel deixou de viver tempos áureos do ponto de vista do negócio e o carro deixou de ser visto como um bem supérfluo. Quer para particulares, quer para empresas, o carro é hoje um bem de primeira necessidade para as pessoas em geral e um fator produtivo extremamente relevante nos negócios", indica.
O entrevistado avisa, por isso, que, "se o Governo não atuar assertivamente, com medidas de dinamização do setor, a situação será ainda mais dramática", com o número de desempregados e de empresas a encerrar "ainda mais expressivo". "O passado recente já nos deu provas suficientes para sabermos que este não é o melhor caminho e o Estado também já pode sentir no Orçamento Geral do Estado a implicação destas medidas em termos de receitas arrecadadas", remata José Ramos.
 
Imprimir