15-10-2012 Francisco Teixeira, Managing Director da Melair, que representa a Royal Caribbean em Portugal, afirma Mercado de cruzeiros sofre pressão comercial sobre o preço
Os preços nos cruzeiros estão a sofrer grandes pressões. A Royal Caribbean pretende apostar no crescimento da tarifa média, mesmo que em detrimento do número de passageiros.
O setor de cruzeiros em Portugal tem vindo a sofrer uma acentuada pressão comercial sobre os preços médios. Segundo Francisco Teixeira, managing director da Melair, empresa que representa as companhias de cruzeiro do grupo Royal Caribbean em Portugal, "a pressão comercial sobre o preço foi muito acentuada a partir do segundo trimestre", sendo que o grande desafio foi "adequar a oferta à procura".
Para aquele responsável, "sabíamos que 2012 seria um ano difícil e foi encarado com confiança, mas com expectativas muito cautelosas", disse à VE. "Fecharemos o ano com menos 23% de passageiros face a 2011, mas, considerando que 13% correspondem a duas grandes operações que sabíamos não se repetirem em 2011, poderei dizer que estamos satisfeitos com os resultados".
O ano 2013 deverá privilegiar, quer na Royal Caribbean International quer na Celebrity Cruises, "o crescimento da tarifa média, em detrimento do número de passageiros. No entanto, temos o objetivo de manter ou reduzir em 10% o número de passageiros".
Na sua perspetiva, o mercado nacional tornar-se-á atrativo para o setor "quando conseguirmos um preço médio correspondente ao produto oferecido". No que se refere à cidade de Lisboa, são "cerca de 500 mil turistas que visitam anualmente" a capital, "com um gasto médio de cerca de 60 euros".
Mais ainda, apesar de se tratar de estadas inferiores a um dia, esta "curta visita pode atrair o turista para uma estadia mais prolongada no futuro", gerando "uma combinação interessante".
Aumenta procura por empresas
Em termos globais, refere Francisco Teixeira, os dois maiores mercados "são o americano e o britânico", seguidos da Alemanha, Itália e Espanha. "No panorama europeu, Portugal ocupará a décima ou 11ª posição no ranking de passageiros", disse.
O tipo de turista "é cada vez mais jovem, que viaja em família ou em grupo de amigos". Na Royal Caribbean International, acrescentou, "a média de idade do nosso passageiro está hoje nos 41 anos de idade". O responsável da Melair nota ainda "uma crescente procura por parte das empresas".
A Melair foi criada há trinta anos pela antiga Agência de Viagens Meliá, com o objetivo de representar empresas turísticas internacionais. Ao longo de vários anos, dedicou-se ao sector das companhias aéreas e representou um conjunto alargado destas empresas, algumas delas com voos diretos para Lisboa.
No início dos anos noventa, a Melair foi adquirida por um grupo de investidores de Barcelona, dedicada ao negócio de cruzeiros, facto que permitiu direcionar a empresa para o seu posicionamento atual, de representação de companhias de cruzeiros. A Royal Caribbean chegou à Melair nessa altura.
Porto e Norte com oferta para turista de cruzeiros
No conjunto dos programas das companhias Royal Caribbean e Celebrity Cruises, apenas o Celebrity Constelation escala o porto de Leixões, num cruzeiro com partida e Southampton, "com uma rota dirigida ao segmento vinícola".
Na opinião de Francisco Teixeira, que assume conhecer "relativamente bem esta região", a escala no Porto e Norte "tem muito para oferecer ao turista de cruzeiro". No entanto, acrescenta, "temos de considerar o facto de a sua localização ser muita próxima de dois portos que têm hoje uma posição mais consolidada", no caso dos portos de Vigo e Lisboa. "Acredito que, com o aumento das operações no eixo Atlântico, o Porto venha a ser cada vez mais uma opção de escala para os navios de cruzeiros", concluiu. |
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Marc Barros marcbarros@vidaeconomica.pt |
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