Mercado nacional de informática de consumo mantém crescimento
O mercado da informática de consumo continua a registar um contínuo crescimento, apesar do período economicamente menos favorável. Segundo o Observador Cetelem 2012, o nosso país mantém as intenções de compra nos 12%, o mesmo valor de 2011.
A análise revela ainda que os portugueses ocupam o segundo lugar do pódio das famílias com rendimentos equivalentes que mais gastaram em informática em 2011, sendo o primeiro lugar ocupado pela França e o terceiro pela Espanha.
Mesmo com as intenções de compra em queda, Portugal conseguiu manter-se no pódio dos países com maior consumo de bens informáticos em 2011, quando comparadas famílias com rendimentos equivalentes. Este segundo lugar representa uma subida em relação a 2010, ano em que se encontrava na terceira posição.
O mercado da informática de consumo, considerado um dos mais dinâmicos dos últimos anos em Portugal, tem sido um mercado que todos os anos cresce. De 2009 para 2010 teve uma subida de 2,4%. Porém, de 2010 para 2011 apresenta uma descida de 1,8%, prevista aliás na edição anterior do Barómetro Europeu do Observador Cetelem.
Relativamente às intenções de compra, Portugal é um dos países onde estas se mantêm idênticas ao ano transato (12%), sendo o único país dos analisados que não tem intenções de reduzir o consumo de bens informáticos.