19-10-2012 Empresas precisam de utilizar ferramentas de motivação
Realiza-se hoje, no Porto, o 4º Congresso de Motivação e Desempenho Comercial. O evento é organizado pela Ideias & Desafios, empresa de formação e vendas, e uma das principais temáticas a abordar será como vender em tempos de crise, quando o setor das vendas em diferentes áreas de negócio está a ser bastante afectado.
José de Almeida, fundador Ideias & Desafios, explica à "Vida Económica" que os objetivos do congresso passam por "proporcionar um dia de imersão nas matérias das vendas, marketing e liderança que permitam entre outras coisas, perceber quais os três pilares de sucesso para 2012, descobrir como comunicar e influenciar com maior eficácia, aprender a utilizar o Marketing 2.0 para gerar oportunidades comerciais e entender os conceitos de liderança de equipas comerciais, e como estes afetam o seu sucesso".
Número finito de recompensa emocional disponível
Assegurando que a interação e a dinâmica serão um prato forte do evento, o mesmo responsável sublinha que "a motivação ou é prática diária da parte de qualquer profissional, ou então dificilmente um profissional tem sucesso. Seja nas vendas, seja na liderança das equipas, se eu não tiver algumas ferramentas empresariais ligadas à motivação, dificilmente eu passo de um nível médio em termos de carreira".
Ainda sobre a motivação, José de Almeida explica que, na vida, "existem dois tipos de motivação: a interna e a externa. Sabemos, hoje em dia, que quando a pessoa só trabalha por componentes externas de motivação, a mesma tem perna curta. Ou seja, existe um número finito de recompensa emocional, ou monetária por exemplo, que a empresa consegue colocar em cima da mesa. Se quiser evoluir para funções de liderança, ou subir na carreira a minha motivação tem de começar a ter dinâmicas internas, o que vulgarmente se designa por auto-motivação", afirma.
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Marta Araújo martaaraujo@vidaeconomica.pt |
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