07-12-2012 Estudo da 4Fleet sobre o TCO indica Toyota Yaris diesel com custos de propriedade mais baixos do segmento
O Toyota Yaris 1.4 D4D 90 tem o custo total de propriedade (TCO, do inglês "total cost of ownership") mais baixo entre as viaturas do segmento B diesel, segundo um estudo da 4Fleet. Fonte da Toyota Caetano Portugal referiu à "Vida Económica" que "uma das premissas de desenvolvimento de qualquer modelo" da marca são os custos de utilização.
"Esta análise é realizada ao longo de todo o ciclo de vida da viatura, ou seja, desde o momento de aquisição com desenvolvimento de motorizações e aerodinâmica que proporcionem baixas emissões, o que vai corresponder com um menor custo da tributação no momento de compra do automóvel. Consequência das baixas emissões é também a redução de consumo de combustível, diminuindo consideravelmente os custos de utilização da viatura. Outro aspeto importante prende-se com os custos das manutenções programadas. Neste último item é importante referir a aplicação de várias medidas, como a utilização de componentes fáceis de mudar assim como as quantidades de fluidos foram especificamente quantificados para reduzir os custos com a sua substituição", disse-nos a mesma fonte.
O TCO foi calculado pela consultora com um prazo de 48 meses, pressupondo uma quilometragem de 120 mil km (30 mil por ano) e inclui a substituição de 10 pneus. Para o cálculo do custo de combustível, foi utilizado o consumo misto indicado por cada marca.
Segundo a análise da 4Fleet, o modelo japonês tem um TCO por 100 km de 16,98 euros, enquanto o Volkswagen Polo 1.6 TDI 90, o modelo com o valor mais elevado do comparativo, apresenta 19,33 euros. Os restantes quatro modelos analisados ficam, segundo o TCO por 100 km indicado pela consultora, por esta ordem: Ford Fiesta 1.4 TDCi 70 (18,79 euros), Opel Corsa 1.3 CDTi 95 (18,61 euros), Peugeot 208 1.6 e-HDi 92 (20,74 euros) e Renault Clio 1.5 dCi 90 (19,67 euros). De realçar que o Clio em análise é o III e não a nova geração, entretanto já em comercialização.
Custos abaixo da média na maioria dos parâmetros
O desempenho do Toyota Yaris e conseguido por ter as menores depreciação (mantém 44% do PVP), manutenção (2166 euros) e pneus (1157 euros). Já nos parâmetros combustível e imposto único de circulação (IUC) é o Opel Corsa que vence. O modelo alemão "gasta" 6087 euros de gasóleo e 372 euros de IUC (todos os outros modelos nesta análise da 4Fleet pagam 514 euros de "selo").

|
Aquiles Pinto-aquilespinto@vidaeconomica.pt |
  |
|