14-12-2012 Estudo ANA do Perfil do Passageiro e Consumidor, apresentado em 1ª mão à Vida Económica, revela Companhias aéreas tradicionais conquistam 74,2% dos passageiros de Lisboa
Inquéritos efetuados pela ANA nas salas de embarque dos principais aeroportos portugueses demonstram que em Lisboa e Faro os passageiros predominantes são mulheres entre os 25-55 anos, enquanto no Porto e em Ponta Delgada, por exemplo, "vencem" os homens. As companhias aéreas tradicionais não perdem terreno em Lisboa e são preferidas por 74,2% dos passageiros, enquanto no Porto e em Faro as "low cost" ganham terreno, com 56% e 68,9% das preferências respetivamente. Em Ponta Delgada o consumo no aeroporto é muito residual. Já nos aeroportos continentais gasta-se entre J 33 - J 70 nas lojas de moda. A compra da viagem faz-se na maioria dos casos pela internet, ao invés do "check-in", que continua a acontecer sobretudo ao balcão.
Vida Económica apresenta em primeira mão os resultados dos inquéritos aos passageiros e consumidores promovidos pela ANA - Aeroportos de Portugal nas principais infraestruturas aeroportuárias sob sua gestão, referentes ao Verão IATA, período entre Março e Outubro de 2012. Estes estudos, que têm vindo a ser produzidos desde o ano 2000 nos aeroportos de Lisboa, Francisco Sá Carneiro/Porto, Faro e João Paulo II/Ponta Delgada, têm como objetivo, segundo comunicado pela ANA, "recolher a informação necessária para garantir a prestação de um serviço de excelência alinhado com as indicações dos passageiros e consumidores". Os inquéritos são realizados nas salas de embarque dos aeroportos acima mencionados. Os principais resultados obtidos demonstram que o passageiro de Lisboa tem idade compreendida entre os 25-45 anos e é maioritariamente do sexo feminino, com formação académica superior, empregado, viajando pelo menos uma vez por ano. O passageiro Inbound (35%) - passageiros não residentes em Portugal que estão de regresso ao local de residência - mora maioritariamente em França, visita Portugal em Turismo/ Lazer e fá-lo na companhia da família. Este passageiro utiliza o website da companhia aérea como canal preferencial para pesquisa e compra da viagem e usufrui dos estabelecimentos de restauração e lojas de moda do aeroporto, sendo nestes últimos despendido o valor maior, cerca de J70 por pessoa. Os passageiros em transferência têm vindo a crescer no aeroporto de Lisboa (33,2%) e têm como principal destino final Portugal e Brasil. O aeroporto é escolhido pela falta de outra opção disponível (55,4%) e no caso do passageiro Inbound a viagem acontece quase sempre sozinho (51,2%). Já o passageiro Outbound (17,9%) - residente em Portugal Continental e que está a iniciar uma viagem - reside maioritariamente na cidade de Lisboa, viaja por motivos de Turismo e Lazer e fá-lo na companhia da família. Prefere o website da companhia aérea para pesquisar e comprar a viagem. Nos hábitos de consumo é mais comedido, despendendo apenas 39 euros nas lojas de moda do aeroporto. Os restantes passageiros encontram-se caracterizados por Curta Duração (1,6%) e Multidestino (12,2%). A companhia aérea Tradicional (74,2%) continua a ser a predileta, apesar de a companhia "low cost" já representar 22,2% das preferências. Utiliza preferencialmente o balcão, em detrimento da internet aquando a hora de efetuar o check-in. O passageiro que voa em companhia aérea "charter" é o único que adquire a viagem e o alojamento em pacote e fá-lo no balcão da agência de viagem muito devido à natureza da viagem.
Já no Aeroporto do Porto, o passageiro tem idade compreendida entre os 25-45 anos e é maioritariamente do sexo masculino, com formação académica superior, empregado e viaja pelo menos uma vez por ano. O passageiro Inbound (51,5%) reside sobretudo em França e na Suíça, visita o Portugal para ver os familiares e amigos e fá-lo sozinho. Utiliza também o website da companhia aérea como canal preferencial para pesquisa e compra da viagem e usufrui dos estabelecimentos de restauração do aeroporto, mas é nas lojas de moda que o consumo é superior, cerca de J 59. O passageiro em transferência no Porto representa apenas 1,1% do tráfego, tendo como principal destino final Portugal e os Estados Unidos. A escolha recai neste aeroporto por o bilhete ser mais barato. O passageiro Outbound (38,2%) reside maioritariamente na cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, viaja por motivos de Turismo e Lazer e fá-lo em família. Utiliza igualmente o website da companhia aérea como canal preferencial para pesquisa e compra da viagem, usufrui maioritariamente dos estabelecimentos de restauração, mas é nas lojas de moda que gasta mais dinheiro: cerca de J33. Os restantes passageiros encontram-se caracterizados por Curta Duração (1,4%) e Multidestino (7,7%).
A companhia aérea "low cost" no Porto já representa 56% do tráfego face à tradicional. E também aqui se usa o balcão, em detrimento da internet, para o check-in da viagem e não se adquirem serviços em pacote.
O terceiro maior aeroporto português, o Aeroporto de Faro, tem um perfil de passageiro com idades entre os 25-55 anos, maioritariamente do sexo feminino, com formação ensino secundário, empregado, e viaja pelo menos uma vez por ano. A maioria dos passageiros que utiliza o aeroporto de Faro é passageiro Inbound (92,2%), reside no Reino Unido e Irlanda e visita o Algarve por motivos de Turismo e Lazer na companhia da família. Estes passageiros utilizam também o website da companhia aérea como canal preferencial para pesquisa e compra da sua viagem e usufruem dos estabelecimentos de restauração do aeroporto, sendo também nas lojas de moda que mais consome: cerca de J70. Os restantes passageiros encontram-se caracterizados por Outbound (2,7%) Curta Duração (0,9%) e Multidestino (4,2%). No aeroporto de Faro a companhia aérea "low cost" já representa 68,9% do tráfego. As companhias aéreas tradicional e "charter" estão ambas equilibradas, com 16,7% e 14,5% do tráfego respetivamente. Também em Faro como nos outros aeroportos referidos, o passageiro não adquire serviços em pacote e prefere realizar o check-in em balcão, excluindo o passageiro que voa em "low cost" que o faz através da Internet.
Outro aeroporto em destaque neste estudo é o Aeroporto de Ponta Delgada em que o passageiro tem idades compreendidas entre os 25-45 anos, é maioritariamente do sexo masculino, com formação académica superior, empregado, e viaja pelo menos uma vez por ano. O passageiro Inbound (52,1%) reside em Portugal e no Canadá, visita o arquipélago em Turismo e Lazer e fá-lo em família. Utiliza o balcão da agência de viagens para pesquisa e compra da sua viagem. Não utiliza nenhum dos serviços do aeroporto, mas, quando o faz, o consumo é maior nas lojas de moda, onde despende cerca de J34. O passageiro Outbound (26,4%) reside maioritariamente na cidade de Ponta Delgada e Ribeira Grande, viaja por motivos de Turismo e Lazer e em família. Também pesquisa e compra no balcão da agência de viagens. Não utiliza nenhum dos serviços do aeroporto e quando o faz é na área dos outros serviços, como o câmbio e a farmácia, despendendo cerca de J43. A escolha da companhia aérea tradicional é a mais representativa no aeroporto (93%), não havendo companhia a voar em "low cost".
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Dora Troncão agenda@vidaeconomica.pt |
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