19-12-2012 Estudo GfK Metris, ANA E Turismo de Portugal, revela 89% dos turistas muito satisfeitos com férias em Portugal
Segundo um relatório da GfK Metris referente ao período da vaga de Verão de 2012, para avaliação da satisfação dos turistas em Portugal no que concerne àqueles visitantes que entram em Portugal pela via aérea, 89% "estão muito satisfeitos de uma forma global com as suas férias em Portugal". O nível de satisfação global dos turistas com as suas férias em Portugal é muito elevado, sendo que 34% referem que as férias ficaram acima das expectativas e 85% revelam que de certeza voltará/provavelmente voltará a Portugal nos próximos 3 anos. Os turistas provenientes do Brasil são os que registam níveis de satisfação mais elevados. No entanto são os turistas do Reino Unido a revelar uma maior probabilidade de regressar a Portugal.
São várias as áreas apontadas como fonte de satisfação, destacando-se a oferta Natural (84%) e Cultural (84%) como "ponto forte" de Portugal, com as paisagens e as praias a registarem os níveis de simpatia mais elevados. A Hospitalidade (74%), com a "Simpatia da população local", são a segunda área melhor avaliada. Todos os indicadores avaliados registam índices de satisfação acima dos 50%, salientando-se a "informação turística" (67%) e os "serviços de rent-a-car" (63%) como os aspetos que mais ficaram abaixo das expectativas.
Na fase inicial de planeamento das férias, a internet é o maior impulsionador da escolha de Portugal como destino de férias (40%), logo seguida pela recomendação de conhecidos/amigos/familiares (31%), sobretudo para os turistas provenientes do Brasil (47%). A sugestão de familiares (42%) foi especialmente motivadora para os brasileiros, a hospitalidade (23%) para os espanhóis e holandeses e a proximidade (20%) para os espanhóis e franceses. Portugal é descrito pelos turistas antes e após a sua viagem, como um país com "bom clima", "boas praias e "acolhedor/ hospitaleiro".
Este estudo tem a sua origem em 2010, quando o Turismo de Portugal lançou um concurso para a aquisição de serviços para o desenvolvimento de um estudo de Avaliação da Satisfação dos Turistas, tendo-se optado pela abordagem aos Turistas de Verão que entram em Portugal por via aérea. Com este projeto, o Turismo de Portugal pretendeu dar resposta a um conjunto de objetivos, a saber, "caracterização do perfil demográfico dos turistas; identificação do processo de decisão de compra, nomeadamente, quais as fontes de informação utilizadas, quais os fatores críticos para a decisão, quais os canais de distribuição utilizados e com quanta antecedência é efetuada a reserva; identificação das motivações de visita dos turistas, quais os serviços que integraram o pacote turístico, quanto tempo ficaram e com quantas pessoas viajaram e avaliação do grau de satisfação da experiência de férias dos turistas. No seguimento deste projeto, pretendeu-se, a partir de 2011, monitorizar a evolução dos indicadores medidos para a época de Verão, bem como para a época fora de Verão. Neste contexto, surgiu o relatório descrito neste artigo, da GfK Metris sobre a vaga de Verão de 2012, tendo por universo de inquiridos os turistas residentes nos mercados do Reino Unido (34%), França (17%), Espanha e Ilhas Canárias (17%), Alemanha (17%), Brasil (8%), Holanda (7%) e Irlanda (3%), com saída de Portugal pelos aeroportos do Porto, Lisboa, Faro e Funchal, numa amostra constituída por 816 entrevistas, com a distribuição semiproporcional por país de origem, aeroporto e tipo de voo.
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