HOME FAVORITOS LIVRARIA ASSINATURA NEWSLETTER VE ONLINE AJUDA
 
Contabilidade & Empresas n.º 18
Entrevista
Opinião
Contabilidade
Fiscalidade
Setores
Associativismo
Notícias e Informações
Livros

Formação
Outras Publicações
Ficha Técnica

Notícias
Emissão de faturação simplificada sofre alterações
01-12-2013
Foram introduzidas alterações em sede de IVA no que respeita à emissão de faturação simplificada. Estas alterações têm efeitos a partir do início do ano que vem, tendo sido introduzido um novo conceito de faturação simplificada que substitui o anterior conceito de "talão de venda" e de dispensa de faturação.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Portugal ainda tem uma justiça tributária deficiente e morosa
01-01-2013
O IVA tem de passar por um processo de simplificação de procedimentos e eliminação de distorções. No entanto, tem-se mostrado um imposto razoavelmente equitativo. Esta a opinião manifestada por Sérgio Vasques, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica e secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entre 2009 e 2011, a propósito das polémicas que têm sido criadas em torno do IVA, ao nível europeu, em geral, e em Portugal, em particular. Lamenta ainda uma justiça tributária deficiente e morosa no nosso país, o que faz com que os contribuintes tenham uma visão negativa do sistema fiscal vigente.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Etapas do declínio dum negócio
01-01-2013
«As únicas coisas que evoluem por si próprias numa organização são a desordem, os atritos e o mau desempenho».
Peter Drucker
[Ver notícia completa]Ler mais  

Remuneração dos gestores
01-01-2013
Num contexto económico de austeridade como o que vivemos, a remuneração dos gestores é um tema recorrente e polémico, em que muitas vezes são denunciados casos de escandalosos exemplos de falta de justiça social. De facto, em especial nos últimos 30 anos, assistimos a aumentos exponenciais nas remunerações de quem dirige as empresas e nem sempre é óbvio que sejam justificáveis.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Globalização fiscal ou tendência fiscal global?
01-01-2013
Há muito que convivemos com o conceito globalização, mas será que temos consciência do seu efeito em múltiplas áreas? A ser assim, será que podemos segmentar a globalização? Será legítimo falarmos de globalização fiscal? Vejamos...
[Ver notícia completa]Ler mais  

OTOC prevê um resultado positivo de 365 mil euros no próximo ano
01-01-2013
A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas admite que o próximo ano será de grandes dificuldades. Ainda assim, prevê um resultado positivo de 364,7 mil euros, contra os quase 444 mil do exercício anterior. As previsões apontam para rendimentos e ganhos de 14,9 milhões de euros, o que implica uma variação negativa de quase 4%, face ao Plano de Atividades e Orçamento de 2012. A estratégia da Ordem é de continuidade, mas numa perspetiva de maior controlo dos custos e de eficácia nos investimentos a realizar.
[Ver notícia completa]Ler mais  

APOTEC aconselha alterações em sede do Orçamento do Estado
01-01-2013
A Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC) considera que o Orçamento do Estado contém imprecisões que deveriam ser corrigidas, pelo que os respetivos decretos-lei deveriam ser adiados para o próximo ano. Os temas deverão ser reexaminados e, se possíve,l aperfeiçoados, sob pena de penalizar os contribuintes. Em causa estão matérias como os pagamentos por conta do IRC, a taxa de retenção na fonte e o coeficiente de tributação da categoria B do IRS e as obrigações declarativas em sede de IVA, bem como os decretos-lei números 197 e 198, ambos do ano passado.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Metade dos serviços de Finanças fecha até junho
01-01-2013
O Governo pretende avançar em força com a reorganização dos serviços locais da Autoridade Tributária e Aduaneira. A intenção passa por encerrar cerca de metade dos serviços locais de Finanças. Há já alguns anos que está na calha este projeto, a intenção era fechar um número considerável de serviços até final de 2013, mas o prazo foi agora alargado por mais um ano. Uma intenção que o Governo pretende mesmo tornar numa realidade o mais rapidamente possível.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Diretiva obriga à introdução de alterações da faturação em matéria de IVA
01-01-2013
Foram introduzidas alterações às regras de faturação em matéria de IVA, decorrente da transposição para a ordem jurídica nacional da diretiva nº 2010/45/UE. O Ministério das Finanças avançou já com algumas instruções administrativas. A emissão da fatura deve obedecer às disposições do CIVA sempre que a operação se considere localizada no território nacional.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Regime especial de neutralidade fiscal não se aplica a operações de fusão inversa
01-01-2013
A aplicação do regime especial de neutralidade fiscal às operações de fusão inversa e a venda de bens à consignação para a União Europeia e países terceiros são duas matérias que têm levantado dúvidas aos contribuintes em sedes de IRC e IVA, respetivamente. A Autoridade Tributária e Aduaneira fez publicar duas fichas doutrinárias em que dá conta do entendimento e de quais os procedimentos a tomar perante estas duas situações.
[Ver notícia completa]Ler mais  

Outras Notícias
Outras edições
Destaques
Registo da prestação de contas anuais com maior exigência

Joaquim Cunha Guimarães: o adeus de um trabalhador-sonhador

Profissão de ROC está a sofrer rapidamente efeitos da integração europeia e da globalização

Profissão de ROC está a sofrer rapidamente efeitos da integração europeia e da globalização

Fundamentos microeconómicos da macroeconomia

Sector da distribuição com novas regras de concorrência

OROC avisa para um período de dificuldades e incertezas

Bruxelas pretende acabar com dupla tributação sobre fundos de capital de risco

TOC é um criador de mais-valias nas empresas

Alisamento de resultados e Normas Internacionais de Contabilidade

 
2005 ::Vida Económica Desenvolvido por AEIOU/Wallpaper
http://www.novonorte.qren.pt http://www.qren.pt http://europa.eu/index_pt.htm