Nos tempos que correm, as organizações, sujeitas a um ritmo competitivo sem precedentes, têm de desenvolver estratégias ganhadoras, sintonizadas e alinhadas para atrair e satisfazer clientes-alvo concretos.
Não podem pensar que têm capacidade para satisfazer todos os tipos de clientes, alguns com exigências contraditórias entre si. Há que decidir e fazer opções, há que ser capaz de alinhar, sintonizar e mobilizar a organização numa estratégia ganhadora.
Assim, esta obra começa por demonstrar a necessidade de uma organização ter uma estratégia, ilustra os perigos de não fazer opções e procurar satisfazer todos os tipos de clientes, depois, desdobra em etapas, sucessivamente mais concretas, uma cadeia de relações lógicas e racionais: uma estratégia, um mapa da estratégia, indicadores e metas, iniciativas estratégicas, modelação de organizações recorrendo à abordagem por processos, monitorização e decisão. Tudo sintonizado e alinhado graças ao Balanced Scorecard.
Uma obra que aspira a exemplificar como se pode fazer dum sistema de gestão uma máquina de combate, uma máquina de guerra, capaz de maximizar o seu potencial competitivo.
Carlos Pereira da Cruz possui uma licenciatura em Engenharia Química.
Após cerca de 10 anos de experiência na indústria (em áreas diversas como a química de processo, componentes para a indústria automóvel, e produção de circuitos impressos), desde 1994 que desenvolve a sua actividade como consultor, professor universitário, formador, e auditor de sistemas de gestão.
Nos últimos 5 anos tem-se dedicado a apoiar organizações no desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão com o auxílio do Balanced Scorecard, abarcando desde projectos de re-estruturação competitiva, até à optimização de processos de fusão entre empresas.
Título: Balanced Scorecard - Concentrar uma organização no que é essencial - 2ª edição