A inovação como a estratégia mais eficaz para enfrentar os desafios sociais mais urgentes.
"Para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector."
Uma edição que se revela oportuna dado que aborda a questão da inovação social numa altura em que a União Europeia acaba de lançar o conceito da Innovation Union [COM(2010) 546 final, de 6 de Outubro], assumido a inovação como a estratégia mais eficaz para enfrentar os desafios sociais mais urgentes, como as alterações climáticas, a escassez de energia e de recursos, a saúde ou envelhecimento.
"Em Portugal, a literatura sobre gestão tem sido, em geral, omissa quanto ao sector não lucrativo, escasseando livros técnicos ou ensaios académicos que contribuam para o seu fortalecimento e capacitação. Este livro, ao demonstrar um equilíbrio muito bem conseguido entre uma dimensão mais técnica e um conteúdo mais generalista, enquadrado em geral na temática fundamental da inovação social, tem condições para se revelar como um instrumento essencial não apenas para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector". (in prefácio por Emílio Rui Vilar)
ÍNDICE
PARTE I - FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL
1. Inovação social, a agenda do futuro
2. Inovação Social / Social Innovation
- Geoff Mulgan, Young Foundation
3. Bolsa de Valores Sociais: inovação e valor social
Celso Grecco, Bolsa de Valores Sociais
4. Networking: o caminho para a inovação e o impacto / Networking: the fast-track for innovation and impact
- Filippo Addarii, Euclid Network
5. Para além do negócio: o papel das empresas sociais na criação de valor social
- Helena Quoniam Gata, TESE - Associação para o Desenvolvimento
6. Empreendedorismo e Inovação Social
- Miguel Alves Martins e Susana Frazão Pinheiro, Instituto de Empreendedorismo Social
PARTE II - GERIR ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (OSFL)
1. Liderança e Gestão de OSFL
- João Wengorovius Meneses, TESE - Associação para o Desenvolvimento
2. Gestão e Planeamento Estratégico nas OSFL
- Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica e Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto
3. Partes Interessadas e as OSFL
4. Marketing nas OSFL
- Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica
5. Comunicação nas OSFL
- Rui Martins, Associação Dianova Portugal, Nuno Santos, Press-à-Porter e Sara Batalha, MTW - Portugal
6. Gestão de Pessoas nas OSFL
- Cristina Parente, Faculdade de Letras - Universidade do Porto
7.Gestão de Voluntariado nas OSFL
- Graça Rojão, CooLabora e Patrícia Araújo, Universidade Católica Portuguesa
8. O desafio da sustentabilidade das OSFL e as finanças locais
- Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto e Pedro Couto, SEDES
9. A Fiscalidade nas OSFL
- Rui Hermenegildo Gonçalves, Fundação Calouste Gulbenkian
10. Avaliação nas OSFL
Ficha Informativa:
- Título: Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos
- Autor(es): Vários
- ISBN: 978-989-8414-02-1
- Peso: 0.983 Kg
- Data de Edição: Outubro 2010
- Editor: Grupo Editorial Vida Económica
- Idioma: Português
- Medidas: 17,5 x 24,5 cm
- Nº de páginas: 480
- PVP: ¤ 24,00
Faça já o seu pedido de encomenda
Encomendas para: encomendas@vidaeconomica.pt
Livraria on line: http://livraria.vidaeconomica.pt