HOME FAVORITOS LIVRARIA ASSINATURA NOTÍCIAS VE ONLINE
Últimas
  Notícias
Notícias
ÚLTIMAS
NOTÍCIAS
21-12-2012 - Governo rejeita rutura financeira da Segurança Social
21-12-2012 - Petrolíferas contra a intenção de Bruxelas aumentar preços do CO2
21-12-2012 - Santander Totta investe cinco milhões de euros no ensino superior
19-12-2012 - 89% dos turistas muito satisfeitos com férias em Portugal
19-12-2012 - Utilização da rede Multibanco em queda
19-12-2012 - Concessão de crédito cai 25% este ano
14-12-2012 - Companhias aéreas tradicionais conquistam 74,2% dos passageiros de Lisboa
14-12-2012 - QREN tem 400 milhões disponíveis para as empresas
14-12-2012 - Banco Europeu de Investimento garante até 2,8 mil milhões de euros em Portugal
14-12-2012 - Líderes empresariais recomendam maior liberalização do comércio
11-12-2012 - Portugal com a terceira maior taxa de bancos por habitante da União Europeia
08-12-2012 - "É preciso gerir em permanência as nossas experiências, capacidades e expetativas"
07-12-2012 - "Portugal precisa de boa gestão e não de teoria macroeconómica"
07-12-2012 - IAPMEI anuncia 350 milhões para pequenas e médias empresas
07-12-2012 - RSI quer elevar produtividade dos Estaleiros de Viana
07-12-2012 - Emprego no setor das pescas pode crescer 35% numa década
07-12-2012 - "Banca vai voltar ao tradicional"
07-12-2012 - Toyota Yaris diesel com custos de propriedade mais baixos do segmento
04-12-2012 - "Vida Económica" lança curso de Preparação para o Concurso de Inspetor Tributário
30-11-2012 - Remunerações têm mesmo de variar em função dos objetivos
30-11-2012 - "Harvard Trends" - livro do ano 2013?
30-11-2012 - Reforma do arrendamento pode dinamizar o mercado imobiliário
26-11-2012 - Turistas em visita ao Porto e Norte gastam mais
26-11-2012 - Parlamento Europeu publica diretiva sobre sociedade anónima
23-11-2012 - Rio Nave quer investir 30 milhões nos Estaleiros de Viana
23-11-2012 - Governo prepara 12,5 milhões de euros para apoiar IPSS
23-11-2012 - "Portugal está carente de mecanismos que permitam ultrapassar a crise"
21-11-2012 - Ausência de ruído dos veículos elétricos levanta problemas de segurança
21-11-2012 - Comissão Europeia defende reforço orçamental de 5%
21-11-2012 - Estados Unidos tornam-se primeiros produtores de petróleo
16-11-2012 - Portugal pode ser o próximo país a recuperar a confiança dos investidores
16-11-2012 - Rendas antigas já podem ser atualizadas
16-11-2012 - Aumento de impostos agrava economia
16-11-2012 - POPH concretiza investimento de cinco mil milhões de euros
16-11-2012 - O novo procedimento especial de despejo
16-11-2012 - Delta Cafés consolida internacionalização
16-11-2012 - Redes sociais estão ao alcance de todas as empresas
14-11-2012 - Tráfego cloud deverá crescer seis vezes até 2016
14-11-2012 - Colômbia tem plano de infraestruturas de 50 mil milhões a oito anos
14-11-2012 - Segurança Social não está em condições de se sustentar
13-11-2012 - "Credores criam os maiores entraves à recuperação das empresas insolventes"
12-11-2012 - Introdução de novas tecnologias de rastreio será desafio maior do passageiro
11-11-2012 - Isenção e redução de quotas para jovens advogados durante cinco anos
10-11-2012 - Angela Merkel continuará a interceder a favor de Portugal na União Europeia
10-11-2012 - Portugal apresentado como caso de sucesso nas renováveis
10-11-2012 - Transportadoras aéreas europeias com "destinos" opostos
09-11-2012 - Crise chegou ao renting automóvel
09-11-2012 - Sexta avaliação regular da "troika" começa segunda-feira
09-11-2012 - "A Europa deve reencontrar uma ambição industrial"
07-11-2012 - Aumento da fraude é das principais preocupações das seguradoras
06-11-2012 - Consumidores passaram de "vaidosos egoístas" a "altruístas modestos"
05-11-2012 - Inflexibilidade fiscal penaliza setor do turismo
02-11-2012 - Custos de despedimento baixam 33% nos novos contratos
02-11-2012 - Novo QREN deve continuar a financiar os pólos e clusters
02-11-2012 - Como rentabilizar a poupança
02-11-2012 - Insolvências aumentam mais de 40%
02-11-2012 - "Impulso Jovem" reforçado em 143 milhões
02-11-2012 - "Orçamento de Estado não é conforme ao que está escrito no memorando da troika"
30-10-2012 - Empresas do turismo contam com linhas de financiamento superiores a 200 milhões
30-10-2012 - Sonae investe 150 milhões em tecnologias de informação
30-10-2012 - Ordem altera seguro de responsabilidade civil e profissional
30-10-2012 - Empresas deveriam usufruir de um "sistema forfetário"
29-10-2012 - Inovação e potencial de crescimento facilitam obtenção de financiamento
29-10-2012 - "Dívida pública deverá ser renegociada"
26-10-2012 - Lagos é uma opção viável e segura para os investidores
26-10-2012 - Exportações de produtos alimentares estão a crescer
26-10-2012 - Porto de Aveiro é essencial ao desenvolvimento económico da região
26-10-2012 - HP arruma a casa, "salva" empregos e aposta nos mercados internacionais
26-10-2012 - Governo injeta apoios de 935 milhões nas empresas
26-10-2012 - Especialistas condenam alterações aos rendimentos de capital do Orçamento de Estado
25-10-2012 - "Portugal tem pouca educação financeira"
25-10-2012 - Vendas de automóveis continuam "moribundas"
24-10-2012 - "Instituições financeiras estão preparadas para os próximos anos"
24-10-2012 - APOTEC contesta responsabilidade solidária e subsidiária
24-10-2012 - É urgente mudar o paradigma do modelo tributário em vigor
23-10-2012 - InterFranchising leva novos negócios à região Centro
23-10-2012 - Nersant propõe criação de "cluster" para a requalificação urbana
23-10-2012 - Aumento de impostos vai gerar menos rendimento e mais desemprego
23-10-2012 - Vicaima mostra ao mundo nova coleção de portas através da Casa da Música
22-10-2012 - "É necessário avaliar exportações portuguesas em dumping"
22-10-2012 - AIP apoia empresas na investigação
22-10-2012 - Autocaravanas vão perder redução do ISV
19-10-2012 - Orçamento aumenta carga fiscal sobre as empresas
19-10-2012 - Monitorização mostra serviços eficientes e objetivos por alcançar
19-10-2012 - Ana para sempre ligada à expansão económica do tráfego aéreo mundial
19-10-2012 - Empresas precisam de utilizar ferramentas de motivação
19-10-2012 - "Instituições financeiras estão preparadas para os próximos anos"
19-10-2012 - Governo dispensa garantias bancárias para projetos do QREN
18-10-2012 - Diretores financeiros portugueses são mais novos do que os europeus
18-10-2012 - Bancos nacionais aumentam financiamento junto do BCE
17-10-2012 - Ouro ensaia nova tendência de subida
17-10-2012 - PME são o segmento que mais cresce na SAP Portugal
17-10-2012 - FMI "atira" previsões de recuperação global para 2018
16-10-2012 - Banca avança para os dispositivos móveis
16-10-2012 - "Esforço tributário varia de sociedade para sociedade"
16-10-2012 - Mercado nacional de informática de consumo mantém crescimento
16-10-2012 - Simplificada a entrada de estrangeiros em território nacional
15-10-2012 - TC dá razão à OTOC em matéria do livre exercício da profissão
15-10-2012 - Mercado de cruzeiros sofre pressão comercial sobre o preço
 
 
16-10-2012

Já não chega ter uma presença online
Banca avança para os dispositivos móveis

Consulta de saldos e movimentos, transferências e pagamentos de serviços. Estas são algumas das operações que, hoje, exigimos que o nosso banco tenha disponíveis no mundo virtual. Sim, porque isso de ir a um multibanco - e Portugal tem cerca de 15 mil caixas automáticas o que lhe dá o direito a ser o país com a maior densidade de ATM por habitante em toda a Europa... - já é do passado.

Aliás, em bom rigor, mesmo o homebanking já está longe de ser novidade. Agora queremos mais e melhor. Queremos o nosso banco ao alcance da nossa mão. O agora denominado mobile banking é o grande desafio das instituições. Aliás, quase todas têm já os seus sites otimizados para tablets e smartphones, para além de disponibilizarem aplicações próprias para os sistemas Android e iOs e muitas vezes Blackberry. E as que ainda não têm as famosas "apps" garantiram à "Vida Económica" que as estão a desenvolver.

Computador, telefone móvel, smartphone ou PDA. A Caixa Geral de Depósito é uma das instituições que estão presentes em praticamente todas as vertentes que saem fora dos balcões físicos. O objetivo, disse fonte oficial à "Vida Económica", é "potenciar a orientação e o relacionamento com o cliente à distância".
Sob a designação de banca on-line, a Caixa disponibiliza aos seus clientes particulares os serviços Caixadirecta online, Caixadirecta invest, Caixadirecta sms e Caixadirecta mobile, e aos seus clientes empresa os serviços Caixaebanking e Caixaebanking mobile. Ou seja, o cliente usa os diferentes canais de acesso de acordo com a sua necessidade específica, localização e acesso mais conveniente - através de meios que, em geral, são da sua propriedade - nomeadamente computador, telefone móvel, smartphone ou PDA.
E a verdade é que o número de clientes online da CGD tem vindo sempre a crescer desde a sua criação. O número de contratos já ultrapassou os 1,8 milhões e, segundo a mesma fonte, a tendência continua a ser de expansão.
Em 2011, o número de contratos ativos aumentou cerca de 12%, comparativamente com o ano de 2010, e registou um aumento no número de operações realizadas de 19,5%, no serviço particulares, e de 16% nos serviços para empresas. Os serviços assinalaram, ainda, cerca de 2 milhões de operações diárias, sendo que, nos dias de maior utilização, registaram-se mais de 3,7 milhões de operações.
A Caixa iniciou, em Julho de 2009, um projeto que visou a reestruturação da plataforma de canais eletrónicos. Decorridos quase três anos, aquele que é considerado pela instituição como um dos maiores projetos da CGD tem a sua primeira fase praticamente concluída, "resultando numa inovadora plataforma de canais não presenciais que facilitará o acesso e permitirá ao cliente personalizar o serviço à medida das suas necessidades".
Segundo fonte oficial, as inovações introduzidas irão permitir ao cliente configurar o serviço de acordo com as suas necessidades, escolhendo o tipo de acesso aos canais e às contas e definindo os limites de movimentação e as funcionalidades a que quer aceder.
"No entanto, a tecnologia não é um fim em si mesmo... A nova plataforma criará ainda uma maior interligação com outros serviços da Caixa, por exemplo, recorrendo ao Caixautomática para emitir a matriz, definir o número de telemóvel para SMS token ou desbloquear o contrato Caixadirecta."
Segundo fonte oficial, a própria contratação fica facilitada, dispensando-se o preenchimento de documentação em papel "e reforçando a preocupação da Caixa Geral de Depósitos em contribuir para um futuro mais sustentável e em marcar a diferença como banco de relações, em todas as interações com o cliente, sejam elas presenciais ou à distância".
Para além dos colaboradores do departamento responsável pala gestão de canais eletrónicos da Caixa, existe uma equipa multidisciplinar, em permanente colaboração, proveniente de várias estruturas da organização, desde o marketing, à tecnologia, passando pela organização e pelas áreas comerciais, "que partilham o mesmo objetivo de satisfazer, com qualidade, as expectativas multicanal e de conveniência do cliente de banca direta, cada vez mais informado e sofisticado."

Uma estratégia multicanal

A estratégia do Santander Totta também é multicanal. Fonte oficial desta instituição admitiu que a banca online irá refletir cada vez mais rapidamente os progressos tecnológicos e privilegiará a disponibilização do serviço nos vários dispositivos. Recentemente, este banco relançou o serviço de mobile banking, com um vasto conjunto de operações otimizado para iphone, ipad, Android, Blackberry, entre outros sistemas. Atualmente, ainda não tem nenhuma aplicação mobile mas a mesma fonte garantiu à "Vida Económica" que o processo de desenvolvimento se encontra em curso.
Além das operações mais frequentes de consulta de saldos, transferências, pagamentos, carregamentos, entre outros, a vertente online do Santander Totta disponibiliza igualmente um sistema de localização de balcões, indicação do balcão mais próximo, destinatários frequentes e operações de bolsa.
Mas quanto andarão as instituições financeiras a investir neste canal? Isso não conseguimos descobrir. Os vários departamentos de comunicação ou marketing dizem-nos que o "online" é considerada uma aposta estratégica, que vão melhorar os serviços disponibilizados, mas nenhuma das instituições contactadas pela "Vida Económica" acedeu a divulgar qualquer valor relativo à vertente "virtual" das instituições.
No caso do Santander Totta, o departamento de internet integra, enquanto área de negócio, 11 colaboradores, divididos por áreas de atuação, com competências nas áreas de internet para empresas, particulares, mobile banking (particulares), gestão de conteúdos, com produção de informação e imagens e informação de gestão.
A presença na internet deste banco iniciou-se nos finais dos anos 90, mas foi em 2001 que foi dado um salto maior com o lançamento da plataforma que serviu de base ao que é hoje o site na internet. "Inicialmente existia uma limitação grande ao nível de funcionalidades, a navegação era deficiente e a informação muito reduzida. As funcionalidades disponíveis resumiam-se a muito poucas operações, como consultas de saldos e movimentos, transferências e pouco mais. Era possível a compra e venda de ações no mercado nacional, o que na altura era uma mais-valia competitiva", explicou fonte oficial.

BES forte no mobile

Desde cedo que o BES apostou nos canais de internet. Hoje, os serviços de internet banking desta instituição oferecem um leque de opções alargado, dando basicamente resposta a todas as principais necessidades em termos de consultas de património e produtos detidos, transações financeiras e subscrição de produtos.
O oferta online, segundo fonte oficial, é sempre disponibilizada em condições mais favoráveis de preçário do que através dos "canais tradicionais" de relação, nomeadamente quando comparada com os preçários de balcão. "Nesse sentido, a principal transacionalidade através da internet, incluindo transferência, pagamentos e carregamentos nacionais a débito é gratuita".
Segundo informação do próprio banco, o canal internet continua a crescer de forma importante, "reforçado agora por novos comportamentos dos clientes na utilização de dispositivos móveis, e que a abordagem coerente através de qualquer canal escolhido, em cada momento, pelos clientes, é um fator de sucesso importante na simplificação da função financeira de cada um."
Aliás, este banco tem a convicção plena de que dispositivos como os smartphones e os tablets já são, e vão ser cada vez mais, canais fundamentais de relação e de contacto com os seus clientes. "O serviço BESmobile, lançado em Outubro de 2010 e disponível tanto para particulares como para empresas, tem tido uma adoção excelente junto dos clientes e está disponível tanto em versão para browser como em aplicações Apple e Android".

Banco Best online e a exportar tecnologia

Em 2001, o Banco Best caracterizava-se por ser um banco online. Literalmente virtual. Hoje, esta instituição permite um acesso multicanal, sendo que, para além da Internet, que integra o seu "ADN", tem ainda acesso por telefone, mobile banking, centros de investimento e reclama ainda contar com a maior rede de Personal Financial Advisors a nível nacional. Talvez por isso mesmo, Bruno Monteiro, diretor de marketing do Banco Best, tenha garantido à "Vida Económica" que esta instituição possui "o website mais completo do mercado nacional, o que só é possível pela cultura corporativa que se caracteriza pela competitividade e permanente inovação.
O responsável explicou que a capacidade de inovar levou ainda o Banco Best além-fronteiras com um modelo de negócio inovador à escala mundial, ao comercializar a disponibilização da sua plataforma, serviços e produtos para outras entidades sob uma label "marca branca" que lhe permite mimetizar qualquer instituição. "Esta linha de atividade 'Wholesale e Institucional', que permite a disponibilização de soluções B2B e White Label para bancos, sociedades gestoras, corretoras, seguradoras, etc., posicionou o banco como um prestador de serviços de wealth management à escala global, permitindo a sua internacionalização de uma forma completamente inovadora".
O serviço de Mobile Banking está disponível diretamente em browser mobile e desde o final do ano passado está também disponível através de Apps para iPhone, iPad e Smartphones e Tablets com sistema Android. "Temos assistido a uma crescente utilização de terminais móveis para aceder à Internet, devido à massificação dos smartphones e descida de tarifários por parte dos operadores de telecomunicações".
SUSANA MARVÃO s.marvao@vidaeconomica.pt
 
Imprimir