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25-10-2012

Descida até setembro perto dos 40%
Vendas de automóveis continuam "moribundas"

As vendas de automóveis continuam a definhar em Portugal, começando a falta adjetivos que qualifiquem o momento por que o setor passa. Em setembro, foram vendidos 6358 automóveis ligeiros de passageiros, menos 30,9% que em igual mês do ano passado.

No acumulado dos primeiros nove meses de 2012, as matrículas de ligeiros de passageiros não foram além das 74 461 unidades, o que corresponde a uma descida de 39,7% face ao período homólogo do exercício.
Por marcas, e ainda no acumulado do ano, a liderança mantém-se nas mãos da Renault (-39,4%), seguida da Volkswagen (-37,5% no acumulado do ano, embora tenha conseguido ser a marca mais vendida em Portugal em setembro, com 607 carros) e da Peugeot (-37,9%). As marcas do"top" dez que mais sentem os efeitos da crise são a Ford (-54,6%), a Opel (-52,4%) e a Citroën (-47,4%). Pelo contrário, as que têm quebras menos acentuadas são a Audi (-7,1%) e a BMW (-16,1%). Aliás, na análise isolada ao mês de setembro, aquelas foram as duas únicas marcas a operar em Portugal que lograram registar crescimento em relação ao mês homólogo. A subida foi, respetivamente, de 16% e 0,6%.

Veículos de trabalho também perdem

Quanto ao mercado de veículos comerciais ligeiros, registou, em setembro, uma queda de 54,1%, tendo sido registadas 1119 viaturas. No período acumulado de janeiro a setembro de 2012, o mercado não foi além das 10 823 unidades, registando, desse modo, uma perda de 55,1% face a igual período do ano passado.
A exceção a esta regra de depressão do mercado aconteceu, em setembro, nos pesados de passageiros e de mercadorias, que registaram um crescimento de 13,1%, para 216 veículos, naquele que foi o último mês de variação positiva para aquele segmento desde setembro de 2011. O acumulado de 2012 não escapa, porém, à razia do mercado e as vendas situaram-se em 1519 unidades, menos 38,6% do que no ano passado.
Aquiles Pinto-aquilespinto@vidaeconomica.pt
 
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