Banco criou projeto em 2005 Millennium bcp já financiou 20 milhões em microcrédito
O montante financiado pelo Millennium bcp em microcrédito no fim de maio último totalizava 19,8 milhões de euros, distribuídos por 2397 projetos que criaram 3599 postos de trabalho, apurou a "Vida Económica". "Os resultados alcançados demonstram a importância do Microcrédito Millennium bcp na criação de emprego e na luta contra a exclusão social", pode ler-se numa nota do banco a que tivemos acesso.
Existente desde novembro de 2005 e integrado na política de responsabilidade social da instituição, o microcrédito do banco liderado por Nuno Amado destina-se a financiar projetos sem acesso a crédito na banca tradicional - como desempregados, reformados, imigrantes, estudantes, domésticas e microempresas - que preencham dois requisitos básicos: tenham uma ideia de negócio economicamente viável e perfil de empreendedor.
Segundo o Millennium bcp, o serviço inclui a colaboração na elaboração do plano de negócios; a análise da viabilidade de negócio; ajuda para o controlo do negócio; colaboração, durante toda a vida do projeto, nas alterações de estratégia que possam vir a ser necessárias implementar; e apoio, quando necessário, a reestruturações de financiamento. Fonte da entidade disse ao nosso jornal que esta é uma aposta a manter. "O banco vai manter a sua operação autónoma de microcrédito", indicou-nos.
Até 60 meses e 25 mil euros
A oferta base é constituída por dois produtos de crédito simples (crédito individual e em grupo), complementada por formação e pela já referida consultoria de negócio. O montante máximo de crédito é de 25 mil euros por candidato, sendo o prazo máximo de 48 meses para montantes inferiores a sete mil euros e até 60 meses para projetos acima desse valor. De acordo com o Millennium bcp a taxa de juro a praticar é variável "de acordo com a natureza do projeto e com o perfil do candidato" e pode haver lugar a um período de carência inicial ou posterior, "se necessário e de acordo com o projeto".