10-08-2012 Mais de 15 mil empresas apoiadas pelo QREN
A taxa de execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) atingiu, no final do primeiro semestre de 2012, os 46,2% da dotação total de fundos. No total, e até ao momento, este mecanismo de apoio investiu 30,3 mil milhões de euros. Em termos de realizações, foram apoiadas cerca de 15 mil empresas, a mais de 1,7 milhões de participantes nas diversas modalidades de formação, a 867 estabelecimentos de ensino e a 961 equipamentos sociais.
Na prática, e de acordo com os dados apresentados no Boletim Informativo do QREN, os apoios já abrangeram, no que à agenda de Competitividade diz respeito, 7606 empresas em apoios diretos (das quais 831 são novas empresas) e 7206 através de mecanismos de engenharia financeira.
A agenda temática Fatores de Competitividade, uma das principais formas de apoio ao tecido empresarial, representa 21% do total dos fundos executados do QREN. Neste âmbito, verifica-se uma concentração relevante na área da inovação e renovação do tecido empresarial (67%), com destaque para os sistemas de inventivos às empresas.
Taxa de compromisso em queda
No que concerne à distribuição da execução por agendas temáticas, e até 30 de junho deste ano, refere o documento, 54% do fundo executado corresponde à agenda temática Potencial Humano, 25% à agenda Valorização do Território e 21%, conforme referido, à agenda Fatores de Competitividade.
No final do primeiro semestre de 2012, a taxa de execução do QREN atingiu 46,2% da dotação total de fundos prevista executar até 2015 (correspondente a cerca de 10 mil milhões de volume de despesa do fundo validada), um acréscimo de 7,2 pontos percentuais, em relação ao final de 2011. Já a taxa de realização, ,adianta o Boletim Informativo, atingiu 57,9% da dotação total de fundos comunitários aprovados.
De acordo com o mesmo documento, a taxa de compromisso sofreu uma ligeira redução, face ao anterior trimestre, menos 2,4 pontos percentuais, estando comprometidas 79,9% das verbas do QREN.
"Este decréscimo resulta do processo de descativação de operações aprovadas, de acordo com o estipulado na Resolução de Conselho de Ministros n.º33/2012 de 1 de março, bem como da suspensão de novas aprovações nos Programas Operacionais temáticos e regionais do Continente, no cumprimento da deliberação da Comissão Ministerial de Coordenação do QREN de 8 de maio de 2012 - medidas estas que permitiram reforçar a mobilização do recursos necessários para o exercício da reprogramação do QREN", justifica o Boletim Informativo.
Ao nível de compromisso registado representa um volume de 46290 operações aprovadas, que implicam um investimento total de 30,3 mil milhões de euros e um montante de fundos de 17,1 mil milhões de euros.
|
Marta Araújo martaaraujo@vidaeconomica.pt |
  |
|