27-08-2012 Gestão de problemas organizacionais tem potencial por explorar
A pressão e o mal-estar existentes nas empresas, resultantes de um contexto de crise que promove situações de risco em ambiente de trabalho, obriga a encontrar soluções eficazes para estas problemáticas. O Employee Assistance Programs (EAP - Programas de Apoio ao Empregado) ajuda as empresas a lidarem com estas situações.
Pioneira em Portugal na disponibilização de EAP desde 2003, a outCOme - Clínica Organizacional espera crescer 25%, a curto prazo, num mercado que se encontra por explorar. Internacionalmente, a operação encontra-se direcionada, essencialmente, para a Bélgica, o Canadá, o Brasil e os EUA e a expectativa é de alcançar 50% de faturação vinda do exterior, até 2015.
"A maturidade da empresa, o know-how e competência de uma equipa especializada, a experiência de sucesso na entrega dos serviços de Employee Assistance Program e a existência de relações com clientes e parceiros muito robustas, permitem-nos apontar no sentido de um gradual crescimento e da internacionalização", afirma Sandra Monteiro, diretora-geral da outCOme.
"Esta é uma área completamente por explorar em Portugal, o que traz alguns desafios, como a inexperiência e o desconhecimento da generalidade das empresas, face a estes serviços e respetivos resultados. Apesar disso, cada vez mais este tipo de soluções ganha relevância, à medida que cresce o conhecimento real que os gestores e DRH têm da sua população organizacional e que aumenta a incidência de riscos psicossociais - casos de assaltos, abuso de álcool e drogas, depressão, stress e situações de 'burnout'"- acrescenta.
"É o contexto atual de crise e a existência de uma maturidade das organizações, em termos de gestão de recursos humanos, ao evidenciar uma maior compreensão dos problemas dos colaboradores e mais sensibilidade para acomodar as suas necessidades que explicam o aumento significativo na procura dos serviços especializados da outCOme", conclui.
|
|
  |
|